sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Não Digas Nada à Mamã + Quando o Papá Voltar - Opinião

Não Digas Nada à Mamã Quando o Papá Voltar

Título: Não Digas Nada à Mamã e Quando o Papá Voltar
Autora: Toni Maguire

Sinopse de Não Digas Nada à Mamã:

Toni tinha apenas seis anos quando o seu mundo ruiu. 
Quando o pai teve a sua primeira atitude obscena, a pequena Toni arranjou coragem para contar à mãe o que tinha acontecido, certa de que esta traria a normalidade de volta à sua vida. Mas a mãe fez o impensável: disse-lhe para nunca mais falar nesse assunto. 
Não Digas Nada à Mamã é o relato verídico e tocante da pior das traições; uma história de coragem que inspirou centenas de milhares de leitores em todo o mundo.

Opinião:

Cada vez mais tenho gostado de ler livros de não ficção. Estes dois livros são a autobiografia de Toni Maguire que foi, desde muito nova, abusada pelo pai.

Em Não Digas Nada à Mamã, Toni conta-nos como foi o início da sua vida e depois quando tudo se desmonorou e deixou de ser a menina feliz e protegida que era. Achei o livro bem escrito e organizado e, claro, mexeu bastante comigo. Foi daqueles livros que me deixou incomodada durante toda a sua leitura.

Não sei o que mais me chocou nesta história, se foi o facto de o pai começar os abusos tão cedo (ou começá-los de todo), se foi a atitude da mãe que decidiu ignorar tudo isto, escolhendo o marido em prol da filha, vezes e vezes sem conta. Não compreendi muito bem como Toni conseguiu continuar a amar a mãe depois de tudo o que passou. Algo que também me surpreendeu foi o facto de o resto das pessoas, família, amigos e a sociedade em geral verem-na tão culpada como o pai, e não como vítima.

Foi um livro 5 estrelas que realmente me marcou.

Pouco depois comecei a ler Quando o Papá Voltar e foi uma desilusão. O estilo de escrita é completamente diferente, aqui a história é contada na 3ª pessoa e não na 1ª como no anterior. Achei também que repetia demasiado o que se passou no primeiro livro. É natural haver uma breve conrextualização do que já se passou, mas neste caso os primeiros capítulos são apenas sobre acontecimentos já relatados no primeiro livro e vai continuando assim no decorrer da história. Para quem não leu Não Digas Nada à Mamã é útil, mas para quem leu, e pouco tempo antes, como eu, torna a leitura um pouco aborrecida. Apesar de ter algumas partes interessantes, acho que não esteve ao mesmo nível do primeiro. O pouco que achei interessante e relevante acho que teria ficado melhor no primeiro livro, ficando apenas um único livro. A este volume dei 3 estrelas.

Recomendo vivamente a leitura do primeiro livro, principalmente a quem gosta deste género de livros. Se quiserem ler o segundo, recomendo que pelo menos deixem passar algum tempo.

4 comentários:

  1. Olá Sara,
    Bem, que fortes! Acredito que tenha sido como um murro no estômago.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita
      Foram mesmo, principalmente o primeiro.
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  2. Olá Sara,
    Já conhecia esta autora, mas nunca li nada dela. Mas parece ser excelente! Vou ler mesmo.
    Beijinho e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isaura
      Acho que se leres pelo menos o primeiro vais gostar :)
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar