quarta-feira, 11 de novembro de 2015

A Criança que Não Queria Falar - Opinião

Título: A Criança que Não Queria Falar
Autor: Torey Hayden
Editor: Editorial Presença
Edição/ reimpressão: 2007 (1ª edição 1980)
Páginas: 237








Sinopse:

Era uma criança de seis anos insociável, violenta, perdida num mundo de raiva e sofrimento... até encontrar uma jovem e brilhante professora.
Esta é a história verídica e comovente da relação entre uma professora que ensina crianças com dificuldades mentais e emocionais e a sua aluna, Sheila, de seis anos, abandonada por uma mãe adolescente e que até então apenas conheceu um mundo onde foi severamente maltratada e abusada. Relatada pela própria professora, Torey Hayden, é uma história inspiradora, que nos mostra que só uma fé inabalável e um amor sem condições são capazes de chegar ao coração de uma criança aparentemente inacessível. Considerada uma ameaça que nenhum pai nem nenhum professor querem por perto de outras crianças, Sheila dá entrada na sala de Torey, onde ficam as crianças que não se integram noutro lugar. É o princípio de uma relação que irá gerar fortes laços de afecto entre ambas, e o início de uma batalha duramente travada para esta criança desabrochar para uma vida nova de descobertas e alegria. Desde a sua publicaçã o, em 1980, o livro já vendeu 8 500 000 exemplares no Reino Unido e foi traduzido em 27 línguas, tendo sido um bestseller em vários países.


Opinião:

Este é um dos livros que já queria muito ler mesmo antes de enveredar pelo mundo literário na Internet. Sabia que era um daqueles livros fortes e que realmente transmitem alguma coisa. Finalmente, tive oportunidade de o ler.

Este é um livro com uma histórica verídica, que é contada de uma forma muito simples e nada complexa. Gostei bastante de algumas reflexões de Torey, mostra que é uma pessoa normal, não tenta mostrar-se perfeita. 


Gostei muito de saber mais sobre as vidas das crianças da turma de Torey, embora claro, a narrativa se foque mais em Sheila. A vida desta rapariga tem sido realmente um tormento, e é compreensível a pessoa em que ela se torna. É muito bom ver a maneira como Torey tenta ajudar esta criança, as batalhas que elas travam e as mudanças que se vêem.

Este livro mostra-nos sobretudo que por  vezes é bom não desistir e que se deve dar uma oportunidade a todos, que por muito quebrada que uma pessoa esteja, com respeito e amor é possível que recupere. É uma história forte, houve momentos em que o senti arrepios, e incredulidade.É muito triste que há pessoas que sofrem tanto neste mundo, muito por culpa de outras pessoas também. Recomendo a todos !!




12 comentários:

  1. Olá Sara,
    Eu já tinha muita curiosidade sobre este livro mas depois de ler a tua opinião tenho mesmo de o ler e este ano de preferência.
    Obrigada pela tua excelente opinião.
    Beijinhos e Boas Leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla
      Tenho quase a certeza que vais gostar e lê-se num instante.
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  2. Ois,

    Bem vou ficar atento se tiver oportunidade tenho que ler :)

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá
      Vale mesmo a pena Fiacha, acho que vais gostar :)
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  3. Olá Sara
    Há já algum tempo que ouço falar bem do livro e tu deste-me ainda mais curiosidade =)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita
      Eu adorei, mas sou suspeita porque gosto de ler livros do género.
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Olá,
    Deve ser mesmo muito bom para dares 5 estrelas. Fiquei muito curiosa.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tânia
      Eu gostei mesmo muito :) Acho que vale a pena.
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Olá,
    Esta autora sempre me deixou curiosa porque tem obras que parecem ser muito boas e depois aqueles títulos deixam qualquer leitor curioso, por isso é daqueles autoras em que quero mesmo investir no futuro. :)
    Gostei muito da tua opinião, sem dúvida que deve ser um livro excelente.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá
      Como disse era uma autora que já queria experimentar há muito tempo e não me desiludiu em nada :) quero ler os seus outros livros!
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Olá Sara,
    Também tenho este livro para ler. Ainda bem que gostaste. Espero ler em breve.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isaura
      Espero que gostes tanto como eu.
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar