terça-feira, 3 de novembro de 2015

TAG - Hábitos de Leitura

Hoje venho responder a mais uma TAG, desta vez sobre os meus hábitos de leitura. Já andava de olho nela há algum tempo e ter sido tagueada por Sabores e Dissabores Literários foi o empurrão final de que necessitava.

1. Tens um lugar específico na casa para ler?
Não necessariamente, embora prefira ler no meu quarto (na cama ou no puf), também leio muitas vezes na sala enquanto estou com os meus pais e eles estão a ver algum programa que não me interessa muito.

2. Marcador ou Pedaço de Papel?
Marcador sem dúvida, desde sempre. Embora já me tenha acontecido pegar à pressa num livro e esquecer-me de levar também um marcador e precisar de usar um pedaço de papel na primeira vez que marco a página. Mas logo que possa troco.

3. Consegues parar simplesmente de ler ou tem de ser sempre no final de um capítulo ou a um certo número de páginas?
Claro que há situações em que tenho de parar logo de ler, mas sempre que posso tento parar no final de um capítulo. Se não puder tento parar naquelas quebras que a maior parte dos livros tem. Só nos casos estritamente necessários é que paro de ler exatamente onde estou.

4. Comes ou bebes enquanto lês?
Por vezes, não muitas, bebo enquanto leio. Se estiver sozinha, às vezes leio enquanto como. Percebem a diferença? ;)

5. Música ou TV enquanto lês?
TV só mesmo se estiver na sala a fazer companhia aos meus pais, até porque me acabo por distrair um pouco e ler muuuuito devagar. Música quase sempre, preferencialmente só instrumental, mas se não for também não há problema (a maioria das vezes) eheh.

6. Um livro de cada vez ou vários ao mesmo tempo?
Até há pouco tempo sempre só um de cada vez, não percebia qual era a piada de ler vários ao mesmo tempo, se eu estava a ler um queria saber como aquilo acabava. Mas há uns meses alterei completamente este ponto de vista. Penso que foi quando estava a ler Moby Dick: apesar de estar a achar a leitura chata, não queria abandonar o livro, mas também sentia que não estava quase a ler nada por dia, só porque não tinha grande interessa na história. Peguei então noutro livro que era o que preenchia mais os meus dias, mas fazia um esforço por ler um pouco do Moby Dick diariamente. A partir dessa altura que tenho sempre vários livros iniciados, geralmente 3: um em papel que geralmente chamo a minha leitura principal, outro também em papel mas que não tenha tanto interesse, ou que seja uma releitura, neste caso porque quero ler mais devagar e outro em ebook para ler quando estou fora de casa ou quando não tenho luz e assim. 

7. Ler em casa ou em qualquer lugar?
Preferencialmente em casa, embora ultimamente tenha vindo a adquirir o hábito de ler também fora.

8. Ler em voz alta ou silenciosamente?
Sempre li silenciosamente. Mas este Verão, numa das leituras que fiz em inglês, lia de vez em quando em voz alta para treinar um pouco.

9. Lês para a frente e/ou pulas páginas?
Aqui depreendo que o pular seja mesmo avançar sem voltar atrás e isso nunca fiz. Cheguei a pular parágrafos em Moby Dick, mas páginas completas não, tenho sempre receio de perder alguma parte importante da história.

10. Quebrar a lombada ou mantê-la como nova?
Tento sempre mantê-la como nova, mas há alguns livros em que é quase impossível, principalmente nos que são muito grandes e por isso não me importo nada, desde que o livro não fique mesmo estragado claro.

11. Escreves ou fazes anotações nos livros?
Antigamente escrevia sempre o meu nome nos livros mas deixei de o fazer. Fazer anotações só mesmo naqueles que foram estudados nas aulas de Português.

12. Quem tagueias?
Todos os que quiserem responder :)

10 comentários:

  1. Olá Sara,
    Também vou responder a esta Tag. É muito gira.
    Gostei das tuas respostas. Também uso sempre marcador!
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isaura
      Também gostri muito, é interessante conhecer os hábitos de leitura das outras pessoas.
      E há marcadores tão bonitos!
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  2. Olá, Sara,
    Foi giro ler as tuas respostas :D eu também costumava só ler um livro de cada vez, mas tenho-me habituado a ler pelo menos dois ao mesmo tempo, principalmente se estiver a participar num desafio.

    Boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Su
      Ajuda a aumentar o ritmo de leituras, agora percebo isso :)
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  3. Olá,
    Gostei muito das tuas respostas, sem dúvida que temos umas quantas respostas em comum. :)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Olá Sara
    Este tipo de tags são sempre boas para conhecermos melhor quem escreve o blogue =)
    Ah como te compreendo com saltar frase em Moby Dick... fiz o mesmo =P
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita
      Concordo totalmente!
      Acho que tivemos quase a mesma experiência com o livro ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Ola! Gostei de ler a tua tag. É giro conhecer os hábitos de leitura das outras pessoas :')
    Beijinhos, boas leituras*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá
      Também acho engraçado :)
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar