sábado, 7 de novembro de 2015

AVC do Amor - Opinião

Título: AVC do Amor
Autor: Luís Abreu
Editor: Chiado Editora
Edição/ reimpressão: 2015
Páginas: 112







Sinopse:


AVC do Amor é um texto de ficção, baseado na realidade e que relata, de uma forma “leve”, não espiritual e alegre a rotina diária de uma paralisia causada por um AVC. Neste texto, o autor, ele próprio tetraplégico, faz um relato muito verosímil e realista dessa condição, misturando-o com grandes paixões, com uma viagem a outra dimensão e com alguns episódios ligeiramente humorísticos.
Com várias histórias, AVC do Amor conta-nos alguns eventos passados na adolescência e na vida adulta de Rodrigo. Personagem principal que se recusa a acreditar no AVC e que, com a pertinência das suas questões, leva o leitor a duvidar da sua condição de tetraplégico. O autor guarda segredo da sua condição e nunca revela se está mesmo tetraplégico, deixando essa decisão ao leitor.
O texto percorre várias fases da vida de Rodrigo, personagem usado para o autor refletir sobre os múltiplos assuntos que o apoquentam negativa ou positivamente.

É uma obra desconcertante que provocará, de certeza, múltiplos sentimentos conforme o estado de espírito de cada leitor.

Opinião:

Antes de mais, quero dizer que gosto bastante da capa, é muito simples, como eu gosto, mas muito bonita. 

Conheci (literariamente falando) o autor através do blog da Carla - Atmosfera dos Livros. Pelos pequenos textos que lá são publicados fui percebendo que realmente o Luís tem o dom da escrita. Quando soube que iria publicar um novo livro fiquei logo com curiosidade para o ler. Por isso, foi com muito prazer que aceitei que o autor me disponibilizasse o livro para que eu pudesse dar uma opinião sincera sobre o mesmo.

Fiquei fascinada pela maneira como a escrita do autor me prendeu desde o início do livro. Não foi a história que me fez querer avançar na leitura, foi a escrita. Não que o que nos é contado seja mau, nada disso, mas também não é algo de muito complexo, nem tinha nada de ser. Mas fiquei com a impressão que se o autor quisesse escrever um livro sobre um assunto qualquer bem chato ou ridículo eu iria ficar igualmente presa na sua leitura.

Gostei de acompanhar as várias fases da vida de Rodrigo, das suas aventuras e pensamentos que despertaram em mim sorrisos, tristeza, esperança e que também me levaram a refletir. Com este livro podemos confirmar que não é nem uma paralisia, nem uma parésia nem um AVC que podem deitar um amor, com bases sólidas, por terra.

É um livro que recomendo a todos, que se lê de uma assentada e que nos faz ver algumas coisas com outros olhos!



 

10 comentários:

  1. Olá Sara,
    Também acabei de ler o livro. Adorei.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá,
    Esta é uma das minhas atuais leituras que espero ter oportunidade de terminar em breve e partilho a tua opinião. Aliás, acho que qualquer pessoa que lê o livro partilha de uma opinião positiva em relação ao mesmo e depois o livro é-nos narrado de uma forma tão leve mas próxima que torna-se impossível não gostar. :)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá
      Concordo contigo, acho que agrada a qualquer um :)
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Olá Sara
    Tenho lido boas opiniões a este livro, parece que é uma boa leitura =)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita
      É mesmo :) Se leres espero que gostes !
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Recomendo a compra do livro a todos os que lêem este blog. Vale a pena, é um livro maravilhoso!!!!

    ResponderEliminar
  5. Ois,

    Bem estou a ver que tenho que ler :)

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá
      Acho que sim ;) espero que gostes!
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar