sábado, 22 de agosto de 2015

Moby Dick - Opinião

Título: Moby Dick
Autor: Herman Melville
Editor: Coleção Geração Público
Edição/ reimpressão: 2004 (1ª edição 1851)
Género: Romance
Páginas: 831






Sinopse:

Durante anos, o Capitão Ahab tem perseguido a grande baleia branca que lhe arrancou a perna. Está compretamente obcecado em apanhar a gigante Moby Dick e, finalmente, obter a sua vingança. Ahab reúne uma tripulação, composta por estranhas figuras, para uma última viagem no Pequod, um baleeiro do séc. XIX, e navegam em direcção aos oceanos mais revoltos, numa perseguição frenética e cheia de drama. Repleta de pormenores fascinantes acerca das baleias e da vida nos mares, e guiada pela loucura de um homem, esta é uma história de aventuras extremamente emocionante. Mas, porque é contada por um rapaz, chamado Ishmael, flutuando à deriva no mar em cima de um caixão? 

Opiniões: 

Este era um livro que já tinha na minha estante há alguns anos e nenhuma curiosidade para o ler. Aproveitei então o facto de estar de férias e de ter sido o livro escolhido para se ler em Agosto no grupo do goodreads O Clube dos Clássicos Vivos. Pensava que ia mesmo ser uma leitura chata e lenta.

O que é certo é que o início me surpreendeu bastante, estava a gostar muito e já pensava que ainda bem que lhe tinha pegado. O problema foi quando chegaram capítulos sobre cetologia, pormenores da caça à baleia e outros assuntos que fugiam um pouco à história em si. A partir de talvez metade do livro comecei a achar a leitura enfadonha, pensei mesmo em desistir, mas como não tenho este hábito (infelizmente, talvez) lá continuei. E não achei que melhorasse.

Não gostei muito de Ahab, o capitão do navio. No início é referido como um bom homem, mas eu não o considerei como tal. Só estava focado no seu objetivo de apanhar Moby Dick e não queria saber do que lhe poderia acontecer a ele ou à sua tripulação. Já para não falar da atitude que teve mais para o final do livro para com os ocupantes de outro barco.

Consigo perceber porque tantas pessoas adoram este livro, para quem tiver algum interesse em baleias e a sua caça acho que deve ser fantástico. Para algumas pessoas que não o tenham também podem gostar bastante da história. Mas simplesmente não é um livro para mim.

Quero ainda por último fazer uma referência à edição em que li, do Público. É uma autêntica desgraça: erros, gralhas, palavras e expressões repetidas e um desastre na separação de palavras quando há transição de linha. Foi o quarto livro que li desta coleção e pelo menos não reparei que houvesse estes problemas nos outros. A verdade é que a classificação que dei aos quatro é a mesma, estou cada vez mais desanimada para ler os restantes.



10 comentários:

  1. Não tenho curiosidade nenhuma em ler esse livro, a história nunca me interessou. Mas partilho contigo o mau hábito de não desistir do livro e de levá-lo até ao fim ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tenho esse hábito mas se calhar está na altura de mudar. Tenho sempre esperança que melhore mas acho que nunca aconteceu

      Eliminar
  2. Olá Sara,
    Eu não tenho nenhuma curiosidade em ler este livro, a ideia que tenho é que deve ser um livro muito chato com uma história muito monótona e sem grande interesse. Mas não o li. Contudo foram estes os motivos que me levaram a não o ler na leitura conjunta dos clássicos no Goodreads.
    Melhores livros virão;)
    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla
      Eu também não tinha curiosidade, mas como o tinha na estante aproveitei a leva.
      Sim, espero que sim :)
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  3. Olá Sara
    Eu pensava que seria uma leitura densa mas não estava à espera que fosse tão chato. Vou publicar a minha opinião para a semana, mas tu ainda foste mais generosa do que eu ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita
      Eu estava à espera que fosse ainda mais chato eheh deve ser por isso.
      Estou curiosa para a ver ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Olá,
    Confesso que este livro sempre me deixou assim meio que para o indiferente e parece que realmente não é um livro para mim.
    É horrível quando os livros estão cheios de lacunas ortográficas, a sério, detesto isso.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá
      Pois, se eu não o tivesse na estante acho que também nunca o leria.
      É horrível, já tinha lido alguns livros com um ou outro, mas este realmente é um exagero.
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Ois,

    Olha por esta não esperava, sendo assim não vou ler, a carteira agradece :D

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá
      Não deixes de ler por minha causa. Houve opiniões bastante positivas. Podes gostar :)
      Beijinhos

      Eliminar