sábado, 15 de agosto de 2015

Pegadas na Areia - Opinião

Título: Pegadas na Areia
Autor: Margaret Fishback Powers
Editor: Estrela Polar
Edição/ reimpressão: 2009
Género: Memórias e Testemunhos
Páginas: 160






Sinopse:

Quase todas as pessoas já leram ou ouviram, pelo menos uma vez, o poema Pegadas na Areia. Alguém observa a trajectória da sua vida na forma de pegadas deixadas na areia. Ao lado das suas, há outro par de pegadas, numa metáfora de que o senhor caminha sempre ao lado daqueles que n’Ele confiam. 

O poema Pegadas na Areia foi escrito em 1964 por Margaret Fishback, uma jovem que procurava orientação numa encruzilhada da sua vida. 
A criação do poema, a sua perda subsequente e a sua espantosa redescoberta estão interligados com a história do encontro de Margaret com o seu marido Paul e os desafios e alegrias da sua vida em conjunto. 
Esta história proporcionará renovação espiritual e emocional a qualquer leitor que queira conhecer a verdadeira origem de um poema que, ao longo de décadas, passando de mão em mão, impresso, divulgado na Internet, dito, atribuído aos mais variados autores ou a nenhum, tem inspirado e confortado muitos milhares de pessoas no mundo inteiro. 


Poema:



Uma noite eu tive um sonho.
Sonhei que estava andando na praia com o Senhor

e através do Céu, passavam cenas da minha vida.

Para cada cena que se passava, percebi que eram deixados

dois pares de pegadas na areia;

Um era meu e o outro do Senhor.
Quando a última cena da minha vida passou

Diante de nós, olhei para trás, para as pegadas

Na areia e notei que muitas vezes, no caminho da
Minha vida havia apenas um par de pegadas na areia.

Notei também, que isso aconteceu nos momentos

Mais difíceis e angustiosos do meu viver.

Isso entristeceu-me deveras, e perguntei

Então ao Senhor.

"- Senhor, Tu me disseste que, uma vez
que eu resolvi Te seguir, Tu andarias sempre
comigo, todo o caminho mas, notei que
durante as maiores atribulações do meu viver
havia na areia dos caminhos da vida,
apenas um par de pegadas. Não compreendo
porque nas horas que mais necessitava de Ti,
Tu me deixastes."

O Senhor me respondeu:

"- Meu precioso filho. Eu te amo e

jamais te deixaria nas horas da tua prova
e do teu sofrimento.
Quando vistes na areia, apenas um par
de pegadas, foi exactamente aí que EU,
nos braços...Te carreguei."

(Imagem retirada daqui)

Opinião:

Este era um livro que já tinha na estante há uns bons anos e nem sei como foi lá parar. Não tinha interesse nenhum em lê-lo. Mas depois surgiu a Maratona Literária de Inverno com a categoria "Ler um livro com figuras ou ilustrações". Lá andei a espreitar os livros cá de casa e só este é que se enquadrava minimamente. Como até era fininho lá pensei "E porque não? É menos um livro por ler na estante".



Não sabia quase nada sobre ele, só que era sobre um poema que não sabia qual era mas que pensava não conhecer, uma vez que os meus conhecimentos a este nível são muito, muito poucos. Também não sabia que a autora do livro e poema era tão crente e devota a Deus.

Quando abri o livro, deparei com um cartãozinho, parecido com um marcador que continha o poema. Eu lá li e afinal conhecia, já tinha ouvido há muitos anos, talvez na catequese, não sei e até tinha gostado. O meu interesse no livro aumentou um pouquinho.



Este livro conta-nos a história de vida de Margaret desde os tempos de solteira até ser casada e ter duas filhas crescidas. Fala-nos da maneira como se voltou para Deus, das provações por que passou e como fez para resolvê-las.

Entre a leitura pesquisei o poema na internet e vi que era de autor desconhecido. Fiquei um pouco de pé a trás, a pensar que se calhar grande parte do que estava a ler era falso e tinha sido só uma maneira de ganhar fama e dinheiro. Mas a dada altura, é dada uma explicação para este acontecimento e já fiquei mais descansada. Não sei se acredito a 100%, mas é plausível.

Esta foi uma leitura completamente diferente do que estou habituada. Mas não foi desagradável, aliás, até achei algumas partes interessantes. A história de vida é como muitas outras, nem tudo é um mar de rosas, ela não é perfeita como as outras pessoas também não o são. Mas vai fazendo também algumas reflexões como a sua vida de crente em Deus e o que pode fazer para melhorar as suas atitudes. No entanto, principalmente na parte final, achei que estas reflexões já estavam a ser um pouco repetitivas.

Concluindo, foi uma leitura diferente e interessante. Mas não pretendo ler mais nada do género.



8 comentários:

  1. Olá Sara
    Confesso que o livro nunca me chamou a atenção e depois da tua opinião, acho mesmo que não é livro para mim.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita
      É diferente, mas definitivamente não é um livro para todas as pessoas.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá Sarinha,
    Eu adoro este poema, acho que iria gostar de ler este livro. Mas se não estou em erro tenho-o cá em casa tenho é de ver onde;)
    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla
      Então procura, porque se achas que ias gostar lês num instante. E é interessante :)
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  3. Olá,
    Não conhecia a autora mas a capa é muito bonita.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Ois,

    Pelo que percebi acaba por tornar-se algo repetitivo, pode ser interessante mas não me parece que o venha a ler :)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha
      Mais ou menos, é interessante, mas compreendo que não seja para todas as pessoas :)
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar